sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Corra


"Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da nossa fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus" Hebreus 12:1-2

O que te impede de correr?

O texto acima sintetiza muito bem o que é uma carreira cristã. O escritor, inspirado, usa a figura de um estádio olímpico e de uma maratona para exemplificar a corrida que Deus propõe à todos quantos querem ser discípulos de Cristo. Ele descreve até uma torcida ilustre, composta por muitos heróis, que pela fé viram grandes prodígios de Deus ou até mesmo morreram por sua fidelidade a Cristo, mas que agora, glorificados, incentivam a todos nós que ainda estamos correndo. Imagine Abel, Moisés, Paulo, Lutero ou até mesmo aquele seu parente que era tão fiel, agora torcendo e gritando palavras de estímulo para que você também vença. Mas, para tanto, precisamos estar leves. 
A tecnologia dos nossos dias presta grande serviço aos atletas, desenvolvendo roupas adequadas, calçados próprios para o bom desempenho desses homens e mulheres que dedicam suas vidas ao esporte. Para alcançar seus objetivos eles, não só se livram de tudo quanto possa atrapalhar seus movimentos, como também privam suas vidas de muitos prazeres que esse mundo oferece. Por isso, o autor da carta aos Hebreus usa esse cenário do atletismo para nos orientar sobre o que devemos deixar para tráz se quisermos correr livremente, alcançando assim a glória.
Temos em Cristo o maior exemplo de entrega a esse propósito. Sendo Deus, escolheu se privar da sua glória celestial, do louvor e dos prazeres desse mundo, para cumprir a corrida que o Pai propôs para Ele em favor das nossas almas. E nós, do que temos nos privado para correr melhor? 
Se não somos massacrados como nossos irmãos da igreja primitiva ou da época medieval, somos muitas vezes enlaçados pelo conforto e "reconhecimento" desse mundo. Diversão, popularidade e a vontade de ganhar dinheiro nos matam mais do que os leões que dilaceravam os primeiros cristãos nas arenas romanas. Não conseguimos nos desembaraçar de uma tv e ainda queremos vitória!
Jesus venceu e está glorificado. Aprendemos então, que, não há glorificação sem sacrifício. Se quisermos ser exaltados por Deus e usufruir de uma glória eterna, não podemos nos deixar prender pelo louvor efêmero e corrosivo desta terra. 


Dúbio

No espelho:
as espinhas no rosto,
os olhos vermelhos,
o alívio do estereótipo composto, 
o enterro da autenticidade.
Propósito único de ser como os outros,
ainda que seja caro.
Sai indiferente ao conselho.

Nas ruas:
o convívio por códigos,
cenas de amizades,
juramentos de sangue.
Falso amparo da falange.
O desenlace é a decepção.
Turma até a fatídica arruaça.

Nas noites da sua realidade,
vem-lhe o vulto que risca,
o tumulto disperso
e a solidão marcada na face.
Lembranças de uma mera montagem.

E o que se reflete agora
é a confusa seqüela
de uma agreção a um personagem.

                          Jefferson Lara do Nascimento


"Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério para os teus ossos." Provébios 3:5-8

                           
  






3 comentários:

  1. Gloria a Deus.
    Amei teu blog, e a proposta em divulgar a palavra do senhor nosso Deus.
    Obrigada pela visita, seja bem vindo.
    Abraços,
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jefferson!
    Tô passando aqui pra retribuir a sua visita e de quebra, dei um saque no seu blog e é bem legal. Continue firme!
    FaloU!

    ResponderExcluir
  3. Eu li o Livro "Correndo com Gigantes", esse 'post' me fez lembrar muito do tempo em que estava lendo o tal livro...
    Como sempre muito bom, Jeff. Parabéns e que Deus te abençoe mais e mais a cada dia.
    Te Amo!

    ResponderExcluir