quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Cultuando

Que é Culto?

"Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." João 4:23-24

A pergunta inicial não tem o propósito de definir o que é culto cristão, mas compreender seu significado na vida do homem. Biblicamente, o fundamento do culto cristão é a consciência e a consideração do caráter de Deus (Ef 1:3-14). Em outras palavras, culto não é entretenimento. Culto pode ser descrito como "a mais expressiva manifestação humana com Deus - uma experiência viva - que pode ser analisada, mas nunca poderá ser completamente contida em fórmulas ou credos" (Tony Gray).

A essência do culto, as expreriências pessoais e os atos visíveis de culto se relacionam entre si. Os seguintes propósitos descritos podem ajudar a entender esse relacionamento.

1 - Culto é celebração
Culto não é um evento humano, mas um presente de Deus. A prioridade da igreja no culto não é ser abançoada, mas adorar a Deus e edificar os irmãos.
Quando cultuamos a Deus declaramos a sua dignidade. Os anjos cantam: "Digno é o Cordeiro que foi morto", e toda a criação responde: "Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos... Amém; também os anciãos prostraram-se e adoraram." (Ap 5:12-14). 
Cultuar é, primeiramente, exaltar, louvar e festejar Deus.

2 - Culto é vida
Culto não é somente algo falado, mas algo feito. É transformar em ação a Palavra de Deus. Num sentido mais amplo, o culto se relaciona com tudo que o homem é e faz. O homem olha para si mesmo e percebe que não pode entregar ao seu criador menos do que tudo o que é e o que tem. "Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste." (Mt 5:48). Culto é também a busca de uma vida de excelência.

1 . Isaías 6:1-8
Reconheceu que estava na presença de Deus, humilhou-se, reconhceu os seus pecados e ofereceu sua vida para servir ao Senhor.

2 . Salmo 96:8
"Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas e entrai nos seus átrios." O homem fica diante de Deus para entregar a sua oferta, mas percebe que não pode entregar menos que sua própria vida a Ele. Mais do que as suas orações e canções, Deus se agrada de um coração reverente e arrependido na Sua santa presença (Sl 51:16-17).

3 . Efézios 5:2
Jesus como o maior exemplo de oferta de em favor da sua igreja. Portanto, cada especto do culto (música, oração, pregação, oferta) é adoração oferecida a Deus. Se tivermos essa compreenção:
- nosso culto coletivo terá profundidade, sentido e significado;
- em nosso culto individual seremos participantes e não apenas espectadores.
Para o cristão o culto é sinônimo de vida, pois não se limita a ritos ou cerimônias.

3 - Culto tem um fim em si mesmo
O culto tem uma finalidade em si, e não um meio para alguma coisa. O teólogo Karl Bart declarou apropriadamente que o culto da igreja é o "opus Dei", isto é, o trabalho de Deus, que é feito por si só. Quando nós tentamos cultuar por motivo de benefícios que receberíamos, o ato deixa de ser culto, porque se começa a usar o nome de Deus como meio para se alcançar alguma coisa. Cultuar é olhar para o rosto de Deus (quem Ele é ) e não apenas para as mãos de Deus (o que Ele pode dar). Pois quando olhamos para o Seu rosto suas mãos se estendem para suprir, em Cristo, cada uma de nossas necessidades. Devemos cultuar a Deus unicamente porque Ele é Deus.

4 - Culto é uma questão de essência e não de forma
Cultuar é descrito tanto no Antigo como no Novo Testamento não como uma questão de forma, mas de essência.

1 . Shachah
Esse é o termo traduzido por culto no Antigo Testamento e quer dizer "curvar-se" ou "prostrar-se". Uma atitude de reverência do intelecto, do corpo, ou de ambos, combinando com a idéia de adoração religiosa, obediência e serviço. Quando os israelitas ouviram que Deus falava a Moisés, eles creram, "inclinaram-se e o adoraram" (Êx 4:31).

2 . Proskyneo
Termo grego usado no Novo Testamento, que significa uma atitude de reverência. Jesus usou essa palavra quando falou com a mulher samaritana. " Deus é Espírito e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade" (Jo 4:24 - NVI).

3 . Leitourgia
O termo "liturgia" é derivado da palavra grega leitourgia, que é traduzida por "ministério" ou "serviço". No Novo Testamento, essa palavra está ligada às cerimônias. Literalmente, a palavra significa "uma ação do povo", e particularmente o serviço que o crente retribui a Deus em fé e obediência. Habilidades, dons e talentos à serviço do Reino de Deus. Para o apóstolo Paulo, a verdadeira leitourgia de Deus é uma vida de fé que mostra o fruto do Espírito Santo, uma vida abençoadora (Gl 5:22).

5 - Culto é consolo, conforto e confronto
Culto é revelação e resposta. É Deus quem toma a inciativa. Ele oferece ao homem um relacionamento pessoal-espiritual, e o homem responde com um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Rm 12:1-2). Essa resposta do homem ao amor de Deus recebe o nome de culto racional. Isso é mais que um encontro, é um confronto e um tratamento de Deus com o homem. Relacionamento do Deus perfeito como o homem pecador. No culto a pessoa canta, ora, chora, se alegra, dá ofertas, mas, tudo isso não tem significado e propósito completo, se ela não for confrontada e impactada pela Palavra de Deus com relação a sua prática de vida. Deus conhece o homem e quer tratá-lo.

6 - Culto é entrega
O culto é a oportunida de expressarmos nossa paixão sadia, de tal forma que o que nos conhecem saibam quem Deus é prioridade em nosso viver. O visível e palpável tendo peso espiritual e eterno. O que somos e temos sendo usado para abençoar ao próximo, manisfestando assim o amor de Cristo em nossas vidas. Nossa mostra de ofertas visuais é o resultado de nossa dedicação no íntimo. As ofertas em dinheiro mandadas pela igeja de Filipos ao apóstolo Paulo foram consideradas como "aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus" (Fp 4:18). O propósito principal do culto não é receber bençãos de Deus, mas a oportunidade de ser benção na vida dos outros.

7 - Culto é cumprimento escatológico
"Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha" (Co 11:26). O culto é a função escatológica da igreja. Isso significa que o nosso culto não aponta apenas para o passado, e não se focaliza apenas no presente, ele tem a função de anunciar o Deus vivo, que recebe nossa adoração terrena, mas que um dia virá buscar-nos para que a nossa adoração seja eterna. 

Conclusão
Culto é o lugar daqueles que servem a Jesus e aos irmãos! Lugar daqueles que são capazes de lavar os pés uns dos outros. Lugar de pessoas cujas vidas referencial para que o amor de Cristo seja conhecido e Seu nome proclamado. É o poder que vem de Deus e capacita a igreja para ser igreja. Em essência, culto é a comunhão do homem com Deus em Cristo, e esse relacionemento consciente, efetuado pelo Espírito Santo no espírito da pessoa que cultua, é a resposta amorosa do homem através da fé pessoal à revelação de Deus, na pessoa de Cristo Jesus.
Tony Gray disse que culto é...
... estimular a consciência pela santidade de Deus,
... alimentar o intelecto com as verdades de Deus,
... limpar a imaginação com a beleza de Deus,
... abrir o coração ao amor de Deus,
... dedicar a vontade ao propósito de Deus.
Fonte: Revista de Escola Bíblica Dominical, Vinde Adoremos, Editora Cristã Evangélica          

Nenhum comentário:

Postar um comentário