sexta-feira, 26 de novembro de 2010

De lá até aqui


Eu nasci e vivi a maior parte de minha vida em Juquiá, pequena cidade do interior do estado de São Paulo. Grande parte dos meus 33 anos morei na zona rural desta cidade. Nessa época eu ecrevi esse poema, que expressa muito do que eu pensava, sonhava, almejava... Creio que, como eu, existem muitos outros nesse país que não se prendem as circunstâncias, espaço ou tempo, e viajam em suas canções, poemas e tantas outras maneiras de viajar por este tão vasto mundo.

Lavrando

Levanta-se o sol.
Inclina-se sonhando um lavrador.
Marcha forte e contundente.
Reluzente em suor e golpes.
Desbrava a realidade para realizar-se.
Decepa bravo
até restaurar-se
num breve ereto descanso.
Então, suspira
e aspira confiante.
Vai em frente.
As moitas deitadas
não murcham com mais pressa
que o avanço do seu corpo e ferramenta.
Cumpre voraz sua tarefa.
Mas, nem o som
dos açoites constantes da foice,
em seu "vai e vem" cortante,
lhe encobrem as intenções.
Manuseios e anseios
simultâneos e independentes.
Momentâneo esforço físico.
Conseqüente recompensa
e aprovação
de uma mente que está adiante.

          Jefferson Lara do Nascimento

2 comentários:

  1. Oie Jefferson! Parabéns pelo blog! Gostei muito!Que poema lindo². Vc escreve muito bem ^^ Assim como disse antes, eu tbm acredito q não importa o lugar ou as circustâncias... Quem escreve tem a alma livre, e essa alma é viajante, conhecedora de outras almas, dos sentimentos... Obrigada por me seguir, tbm estou te seguindo!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Voce escreve de forma intensa, gostei muito Jefferson! em especial dessa frase:
    'Desbrava a realidade para realizar-se.'

    Parabens pelo post.

    ResponderExcluir